terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Sessão de formação "Os cinco gestos de socorro"

O grupo da sala 1, do JI  da Escola Cesário Verde,participou, no dia 12 de janeiro,  numa sessão de formação intitulada  " Os 5 Gestos de Socorro" . Esta sessão de formação faz parte de um projeto dinamizado pela ANAFS ( Associação Nacional dos Alistados das Formações Sanitárias).
O projeto "Os cincos gestos de Socorro" é dirigido a crianças da educação Pré-escolar e do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. São objetivos deste projeto:

  • Identificar os riscos a que estão sujeitas nas diversas atividades desenvolvidas diariamente;
  • Pôr em prática é difundir gestos que visem evitar o acidente;
  • Conhecer o número europeu de emergência -112 e saber utilizá-lo;
  • Identificar situações que colocam em perigo  a vida de qualquer pessoa;
  • Saber aturar perante situações de emergência e de urgência.

Nesta sessão estiveram presentes o presidente da ANAFS, o Diretor do Agrupamento e o Senhor Vereador da Educação da CMO. 




Para leitura...
http://www.rpmgf.pt/ojs/index.php/rpmgf/article/download/11186/10912



segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Projeto "Nestlé Crianças Saudáveis"

Na semana de 8 a 12 de janeiro de 2018, os alunos da Escola E.B.1/J.I. Cesário Verde participaram numa iniciativa promovida pela Nestlé.
O programa educativo "Nestlé Crianças Saudáveis" é uma iniciativa da Nestlé Portugal em parceria com a Direção Geral da Educação que tem como principal objetivo sensibilizar alunos, professores e famílias para a importância de uma alimentação equilibrada e de um estilo de vida saudável.

Desde 2009, o Programa Educativo da Nestlé Portugal passou a integrar o Programa Internacional Nestlé Healthy Kids Global Programme, uma base de programas de nutrição e atividade física pré-existentes e desenvolvidos pela Nestlé em todo o mundo que têm como objetivos: promover a saúde, nutrição e bem-estar junto de crianças em idade escolar em todo o mundo.

Cumprindo os critérios valorizados pelo Healthy Kids Global Programme, o Programa Educativo da Nestlé em Portugal:

  • Foca-se na educação alimentar e atividade física;
  • Abrange crianças em idade escolar;
  • Tem parcerias com governo e entidades credíveis;
  • Foi construído a partir do levantamento de necessidades locais;
  • É monitorizado e avaliado por uma entidade externa;
  • Revela ausência de produtos ou marcas.



Projeto "Experimento para Saber"

O Ensino Experimental  das Ciências, nos primeiros anos de escolaridade, fornece competências essenciais para a formação de cidadãos informados e aumenta o nível de conhecimentos científicos dos alunos. Assim, a turma do segundo ano desenvolve o Projeto de Ciências Experimentais “Experimento para saber”, iniciado no ano letivo anterior, com a realização de experiências quinzenalmente. 




segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Natal solidário 2017

Ao longo da última semana, foi desenvolvido o projeto Natal Solidário, na nossa escola. Com os bens alimentares recolhidos (leite) serão beneficiadas várias pessoas .
Esta ação visa despertar na população escolar a importância da responsabilidade social e solidária, além de conscientizá-la de que pequenas ações podem fazer a diferença.
O nosso obrigado a todos aqueles que colaboraram nesta ação de solidariedade.
A todos um feliz Natal!🎄🎄

Juntos faremos a mudança!
Juntos por uma escola feliz!

Assalto às lancheiras!

No dia 6 de dezembro, os alunos da Escola E.B.1/J.I. Cesário Verde tiveram a experiência única de assistir a uma peça de teatro extraordinária - "Assalto às Lancheiras".

O Tomate Cherry e a Couve-flor, reis do Reino dos Alimentos Saudáveis estão preocupados. Algo de muito estranho se está a passar. Os alimentos das lancheiras das crianças estão a ser trocados por alimentos pouco saudáveis e ninguém consegue perceber bem como, nem o porquê. O acordo estabelecido entre todos é claro: a alimentação dos humanos deve ser equilibrada e muito doseada e alimentos pouco saudáveis devem entrar na equação apenas de vez em quando. Claro que o Lord Cheese Burguer, o Refrigerante e a Lollipop estão muito contentes com tudo o que se está a passar. Mas será que não existe uma “mãozinha” de cada um deles em tudo o que está a acontecer? A Mariana e a Filipa, duas meninas, amigas, mas bastante diferentes no que toca a gostos gastronómicos, serão as primeiras a perceber que algo de muito estranho se passa com os seus habituais lanches, no recreio da escola.

Numa altura em que se debate no mundo inteiro o problema da obesidade infantil por contraponto da importância de uma alimentação equilibrada, esta peça apresenta-se como “um dedo na ferida” para crianças e adultos. De uma forma muito divertida, com personagens muito próximas emocionalmente das crianças, “Assalto às lancheiras” promete ser a peça mais saudável do ano! A brincar e a cantar podemos todos aprender a comer melhor. Podemos todos pensar em ter uma alimentação mais equilibrada e uma vida mais activa. “Assalto às lancheiras” é uma deliciosa aventura a que ninguém ficará indiferente!

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Feira do livro 2017

                                        Feira do livro 2017


  A Escola E.B.1/J.I. Cesário Verde promove mais uma edição da Feira do Livro. Esta iniciativa decorre de 20 a 24 de novembro e está aberta a toda a comunidade educativa.
 O objetivo deste projeto é o de divulgar o livro como ferramenta de estudo e de cultura e promover hábitos de leitura junto do público mais jovem.


Dia Nacional do PIjama 2017

Hoje, dia 20 de novembro de 2017, alunos, professores e auxiliares operacionais participaram na iniciativa Dia Nacional do Pijama.

               O que é o Dia Nacional do Pijama?


O Dia Nacional do Pijama é um dia educativo e solidário feito por crianças que ajudam outras crianças.
Neste dia, as crianças até aos 10 anos (creche, jardim de infância e escola de 1º ciclo), nas instituições e escolas participantes, de todo o país (continente e ilhas) - ou de países onde há escolas portugueses -, vêm vestidas em pijama para a escola e passam, assim, o dia em atividades educativas e divertidas até regressarem a casa. 
O Dia Nacional do Pijama realiza-se a 20 de novembro de cada ano. Nas semanas anteriores, as educadoras e professoras organizam, na sala com as crianças e com as famílias, um conjunto de atividades lúdicas e educativas inspiradas pela Missão Pijama. A data coincide com o dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança.
Este é um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que "uma criança tem direito a crescer numa família".

Por uma escola feliz !